CONCEITO E
ESTRUTURA DOS CONTOS DE FADAS – PARTE 1
Leitura
Deleite:
leitura de um conto de fadas
ou de um livro paradidático relacionado à temática
Leitura e oralidade:
- Escrever “CONTOS DE FADAS” no quadro, ler para os alunos e fazer o levantamento dos conhecimentos prévios sobre os contos de fadas: Quem sabe o que são contos de fadas? Quais os contos de fadas que vocês conhecem? O que acontece em um conto de fadas? Como eles começam? Como eles terminam? O que acontece no meio da história? Onde acontecem? Quais são os personagens?
- Apresentar o conceito de conto de fadas: oralmente e por escrito (em cartaz). Ler para as crianças. “Os contos de fadas são histórias de faz de conta que apresentam elementos mágicos e seres fantásticos.”
- Apresentar a estrutura dos contos de fadas: oralmente e por escrito (em cartaz). Ler para as crianças.
- Começam com “Era uma vez...”
- Terminam com “...e foram felizes para sempre!”
- Presença do conflito entre o bem e mal, onde o
bem geralmente vence;
- Presença de elementos fantásticos: bruxa,
fadas, magos, gigantes, etc;
- Presença
da realeza: reis, rainhas, príncipes e princesas;
- Presença
de números mágicos (3 e 7);
- Há
vilãos e vilãs: bruxas, gigantes, lobo mal, etc;
- Há
heróis e heroínas: príncipes, princesas, fadas, etc;
- Há animais
que falam;
- Locais
como castelos e florestas;
- Geralmente ensinam uma lição.
Cartaz: conceito e elementos dos contos de fadas |
Cartaz: elementos dos contos de fadas |
-
Ler a história de Chapeuzinho Vermelho (uma das fábulas mais conhecidas em
todos os tempos - segundo http://pt.wikipedia.org/wiki/Capuchinho_Vermelho) na versão dos Irmãos Grimm (mais recente e com final
feliz) ou na versão de Charles Perrault (mais antiga e sem final feliz). Eu
conto a versão de Grimm no 1º dia para analisarmos a estrutura dos contos de
fadas presente na história e, no dia seguinte, conto a versão de Perrault, para
fazer o contraponto com as crianças entre as duas histórias e discutir que nem
sempre as histórias fictícias ou reais têm um final feliz.
Lendo
e compreendendo:
-
Fazer análise fonológica e estrutural de palavras: Quantas palavras têm, pintar
os espaços entre as palavras, quantidade de letras, quais letras, qual a
primeira letra, qual a última letra, quantas vezes abre a boca para falar cada
palavra, quantas sílabas, quais sílabas.
-
NÃO ALFABÉTICOS: Trabalhar com a palavra: FADA (famílias silábicas do FA e do
DA)
-
ALFABÉTICOS: Trabalhar com a expressão: CONTOS DE FADAS (famílias silábicas do
AN e do AS)
Aquisição
da Escrita:
-
NÃO ALFABÉTICOS: Montar a palavra trabalhada (FADA) com o alfabeto móvel e
depois copiar no caderno com giz de cera colorido.
-
ALFABÉTICOS: Fazer lista coletiva de palavras com família silábica a partir de
CON – cantar, canção, cancela, câncer, candeeiro, cancela, candidato, cento,
centavo, centena, centopeia, central, centro, cinto, cinta, cinquenta,
cintilante, cintura, cinza, cinzeiro, concha, concreto, concurso, conceito,
consoante, conta, contente, conto,
cunha, cunhado, cunhado) e copiar no caderno. A depender no nível poderá
pedir para que procurem as palavras no dicionário.
Escrevendo
do seu jeito:
-
NÃO ALFABÉTICOS: Desenhar uma fada e escrever a palavra “fada”.
-
ALFABÉTICOS: Ditado de 10 palavras da listagem trabalhada.
-OUTRAS ATIVIDADES PARA NÃO ALFABÉTICOS (PARA CLASSE OU PARA CASA):