LISTA DOS CONTOS DE FADAS – PARTE 1
ANÁLISE ESTRUTURAL E FONOLÓGICA
ANÁLISE ESTRUTURAL E FONOLÓGICA
Leitura Deleite:
- leitura
de um conto de fadas ou de um livro paradidático relacionado à temática
Leitura e Oralidade:
- Fazer levantamento dos
conhecimentos prévios e perguntar aos alunos quais são os contos de fadas que
conhecem ou que já ouviram falar. Escrever no quadro e ler com os alunos.
Lendo e compreendendo:
- Fichas com os nomes dos contos
de fadas para serem analisados e lidos (no dia seguinte, colar as fichas em um cartaz
que ficará exposto na sala, durante todo o projeto). Eu utilizei uma relação
com 13 contos (os mais conhecidos) e para o cartaz, uma cartolina guache, sendo
que fiz fichas com os nomes dos contos colando-os em cartolina dupla face em
cor contrastante (fica melhor para trabalhar com os alunos antes de colar no
cartaz). Pode baixar a lista AQUI.
- NÃO-ALFABÉTICOS: as crianças
pegam uma ficha e tentam “adivinhar” qual é o nome do conto, depois elas colam
um círculo nos espaços entre as palavras (segmentação de palavras). Fazer a
análise fonológica e estrutural (coletiva) dos contos com apenas uma palavra:
Cinderela, Rapunzel e Pinóquio.
- ALFABÉTICOS: as crianças pegam
uma ficha e lêem qual é o nome do conto. Escolhem um título para analisar
individualmente: quantas letras tem, qual a letra inicial, qual a letra final,
quantas vezes abre a boca pra falar, quantas sílabas tem, quantas palavras tem.
A professora anota no quadro as análises feitas e ditadas pelos alunos e faz as
intervenções necessárias.
Cartaz com fichas dos contos de fadas |