CONCEITO E
ESTRUTURA DOS CONTOS DE FADAS – PARTE 2
(REVISÃO DA PARTE 1 + SINGULAR/PLURAL)
Leitura Deleite:
- leitura
de um conto de fadas ou de um livro paradidático relacionado à temática
Leitura e Oralidade:
-
Revisar o conceito de conto de fadas: oralmente e por escrito (em cartaz). Ler
para as crianças. “Os contos de fadas são histórias de faz de conta que
apresentam elementos mágicos e seres fantásticos.”- Revisar a estrutura dos contos de fadas: oralmente e por escrito (em cartaz). Ler para as crianças.
Lendo e compreendendo:
-
NÃO ALFABÉTICOS: Destacar a palavra FADAS na expressão “Contos de Fadas” para
trabalhar o plural das palavras. Fazer explicação no quadro apresentando a
regra geral do plural a partir da palavra FADA. Para as demais palavras distribuir os cartões com as figuras para as crianças dizerem se é singular ou plural antes de colar os mesmos no cartaz. Clique AQUI para baixar o
arquivo com as figuras.
SINGULAR/PLURAL - REGRA GERAL: Dizemos que uma palavra está no singular quando a
mesma faz referência a apenas
uma coisa. Exemplo: a fada. Quando temos duas ou mais coisas,
usamos as palavras no plural.
Exemplo: as fadas. Para
formar o plural das palavras, geralmente acrescentarmos o “S”. Dar mais
exemplos com outras palavras relacionadas à temática: bruxa-bruxas,
castelo-castelos, sapo-sapos, lobo-lobos.
-
ALFABÉTICOS: Trabalhar com a expressão: CONTOS DE FADAS. Fazer explicação no
quadro da regra geral com o cartaz acima e outras formas de fazer o plural com o cartaz abaixo.
OUTRA FORMAS DE FAZER O PLURAL:
- Para
as palavras terminadas
em “m” o plural é feito com “ns”. Exemplos: bombom = bombons; homem = homens.
- Palavras terminadas em “ão” fazem o plural
usando “ãos” ou “ões”. Exemplos: melão = melões; fogão = fogões; mão = mãos; cidadão = cidadãos; avião = aviões; folião = foliões;- A palavra “mãe”, no plural, recebe o “S” – mães.
- Plural das palavras terminadas em al, el, ol. Exemplos: canal = canais; animal = animais; pastel = pastéis; anel = anéis; anzol = anzóis; caracol = caracóis.
- Existem ainda o plural das palavras terminadas em r, z, ês que é formado acrescentando “es”. Exemplos: amor = amores; cor = cores; luz = luzes; voz = vozes; freguês= fregueses; mês = meses.
Aquisição da Escrita:
-
NÃO-ALFABÉTICOS: atividade impressa para a criança circular a forma da palavra
que está no plural. Observação: trabalhar apenas a regra geral da formação de
plural. Clique na atividade para salvar uma cópia.
- ALFABÉTICOS: atividade impressa de figuras com seus respectivos nomes, na forma singular e na forma plural para que a criança pinte apenas as figuras que estão na forma plural. Observação: as figuras contemplam as diversas regras de formação de plural. Clique na atividade para salvar uma cópia.
Escrevendo do seu jeito:
-
NÃO-ALFABÉTICOS: atividade impressa para a criança escrever a forma plural da palavra que está no singular e desenhar as figuras em ambas as formas
(singular e plural). Utilizar palavras da temática dos contos de fadas
(maçã-maçãs/doce-doces/abóbora-abóboras/castelo-castelos). Adaptei uma
atividade do blog americano www.rowdyinroom300.blogspot.com. Clique AQUI para salvar
a versão que fiz em português.
- ALFABÉTICOS: atividade impressa para
escrever as formas singular e plural das figuras.