Este é o segundo artigo de uma série de 10 artigos com atividades que auxiliam a ensinagem/ aprendizagem do alfabeto. O primeiro foi uma seleção de vídeos do Youtube que ensinam o nome, o som e o traçado das letras do alfabeto. Se você não leu, confira AQUI e assine o blog para receber a notificação dos próximos artigos.
Além dos vídeos do Youtube (que utilizam estímulos visuais e sonoros) podemos utilizar atividades sensoriais para auxiliar na aprendizagem das letras. Atividades sensoriais são atividades lúdicas (divertidas) na qual a criança estimula seus diferentes sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato. Através dos estímulos sensoriais (cores, sons, cheiros, sabores, texturas, etc) a criança conhece e aprende o mundo que a rodeia. O desenvolvimento sensorial é base de toda a aprendizagem. Ou seja, esse é um recurso valioso, pois, as informações do mundo chegam até nós através dos sentidos e vamos nos valer deles para ensinar as letras para nossas crianças.
Antes de passarmos a sugestões de atividades um aviso importante: certifique-se de que a quantidade de estímulos trabalhados não seja excessiva, pois, muita informação sensorial ao mesmo tempo, pode estressar e até desorganizar a aprendizagem da criança. Também não force a realização de uma atividade caso a criança demonstre medo ou alguma reação incomum. De um modo geral, as crianças amam atividades sensoriais.
Mantenha em local visível para ser sempre consultado durante
as atividades e a qualquer momento. Você pode fazer perguntas sobre qual o nome
e o som de alguma letrinha que já tenham estudado. Tenho vários modelos que
posso disponibilizar para vocês imprimirem.
CAIXA SENSORIAL MONTESSORI
É uma caixa baixa, tabuleiro ou bandeja com areia que pode ser substituída por outros materiais como sal, fubá, farinha de trigo, areia de passarinho, arroz cru, gel de cabelo, espuma de barbear, etc. Nessa caixa as crianças fazem traçados das letras, inicialmente com os dedos e num outro estágio com um lápis sem ponta ou palito de picolé.
ALFABETO MÓVEL
São letras soltas (separadas) feitas de diversos materiais: madeira, mdf, plástico, EVA, papel ou papelão. Podem ser encontradas facilmente em papelarias, armarinhos e lojas de preço único. Essas letrinhas são muito versáteis e utilizadas em diversas atividades.
BACIA COM ÁGUA E ALFABETO MÓVEL
Mover peças de um lugar para outro permite que a criança desenvolva a atenção e a concentração através da repetição. É o que essa atividade simples proporciona. É uma bacia com água e letras de emborrachado ou plásticas. A criança deve “pescar” a letra com um pegador de massa, falar o nome e o som da letrinha pescada. Ou então, ela deve “pescar” apenas a letra que está sendo trabalhada na semana, ou ainda, as letras do seu nome.
LETRAS DE LIXA MONTESSORI E LETRAS TÁTEIS
ATIVIDADES COM TINTA
Ao brincar com tinta, seja com os dedos ou pincéis, a criança desenvolve a coordenação motora, a criatividade e a noção de tempo e espaço. Também vivencia a experiência de transformação quando vê uma cor se misturar a outra. A tinta possibilita trabalhar com os sentidos do tato, olfato e visão. Existem várias possibilidades de atividades com tintas, desde as que fazem pouca sujeira até as que fazem muuuuuita sujeira. E, em todas, a aprendizagem e a diversão são garantidas. E, é claro que vamos aproveitar essa diversão toda para a aprendizagem das letras.
Na primeira foto cola-se fita crepe no formato da letra e a criança pinta por cima, quando secar tira-se a fita crepe com cuidado e a letra “aparece” como mágica. Na segunda, coloca-se tinta dentro de um saco plástico de congelar alimento com fecho tipo zíper (zip lock), fecha bem e a criança pode traçar as letras com um cotonete e até com o dedo. Para o saco não sair do lugar é só grudá-lo a mesa com fita crepe. Na terceira, você escreve a letra (sem que a criança veja e não muito forte) em um papel branco com giz de cera branco ou uma vela branca. Quando a criança pintar as letras aparecerão como “mágica”. A tinta não pode ser muito grossa. Teste antes sem que a criança veja para não estragar a “mágica”, rs.
A massinha de modelar com sua textura e cores (e algumas, com cheiro) é um ótimo material sensorial. Ela oferece inúmeras possibilidades que ajudam no desenvolvimento e aprendizado das crianças e é perfeito para a aprendizagem das letras. Ela pode ser utilizada sozinha ou complementada com outros objetos, como palitos, canudos, forminhas, carimbos, etc. Também pode ser feita em casa com as próprias crianças e aí já temos uma super atividade!
Os rótulos e marcas de diferentes produtos e serviços são excelentes aliados na aprendizagem e desenvolvimento das crianças porque já fazem parte do seu cotidiano. As embalagens dos produtos devem ser manipuladas e analisadas. Depois, recorta-se o rótulo e cola no cartaz. Essa atividade permite mobilizar diversos conhecimentos com as crianças: contar quantas letras tem na palavra, qual a letra inicial, qual a letra final, que tipo de produto é, qual da data de fabricação e validade, qual a quantidade e a utilidade, código de barra, cor e formato.
Atividades interessantes e criativas que não se encaixam nas descritas acima e também atividades que estimulam o sentido do paladar:
- Montagem da letra da semana com peças de lego.
- Com a luz apagada iluminar com uma lanterna (pode ser a do celular) letras do cartaz do alfabeto para a criança dizer o nome e o som ou você fala o nome e/ou o som da letra para ela procurar com a lanterna. https://www.icanteachmychild.com/flashlight-spot-and-tell/
- Bingo das letras onde as peçinhas para marcar a letra certa sejam jujubas ou mm’s, caso a criança acerte a letra cantada.
- Atividades com alimentos ligados a letra estudada: Letra P, pipoca; letra G, gelatina; letra B, banana; etc. Na sexta-feira dizer a criança: “hoje o lanche está ligado a letrinha que estudamos durante a semana, qual será o lanche que começa com o som “ppppp”?
Posso fazer um artigo mais detalhado de cada atividade acima, caso vocês tenham dúvidas ou interesse entrem contato pelas redes sociais ou deixem um comentário abaixo se querem.