DICAS QUE ENVOLVEM
LIVROS, REVISTAS E GIBIS
1. Crie um cantinho aconchegante para a leitura.
2. Faça um Clube do Livro com dia e hora marcados.
Você com seus livros e eles com os deles e cada um fala sobre o livro que está
lendo. O encontro pode ser uma vez por semana.
3. Tenha vários livros de histórias e didáticos disponíveis
para a criança, em vários lugares da casa.
4. Incentive o contato com os livros desde cedo.
Tanto para ler as imagens e até mesmo para que utilizem o livro como um brinquedo.
5. Ensine o cuidado com os livros porém, não faça
drama caso aconteça rasgos ou riscos indesejados.
6. Providencie livros engraçados e interessantes para
eles lerem.
7. Faça uma assinatura de revista para crianças, para
lerem juntos.
8. Faça o momento de leitura ser divertido.
Exemplo: esconder o livro que será lido, para a criança descobrir onde está,
dizendo se está “quente” ou “frio”.
9. Ensine sobre como os livros funcionam e outros
conceitos de impressão (capa, índice, numeração das páginas, título, nome do
autor, etc)
10. Dê a seus filhos livros como presentes.
11. Peça que as crianças “leiam” as imagens para
você, mesmo que elas ainda não saibam ler as palavras.
12. Faça perguntas às crianças sobre os elementos da
história que você leu com eles (título, autor, personagens, lugar, herói,
vilão, etc). Isso auxilia na compreensão. Se forem pequenos pergunte: “Você
está vendo o cachorro? Qual o nome dele?”
13. Leia o livro com a criança, e depois, assista o
filme baseado no livro, com toda a família. Faça uma pipoquinha. Em outro
momento, compare com eles a história lida com a do filme.
14. Leia livros apenas com imagens (sem palavras) e
compartilhe com a criança a tarefa de contar a história. Você conta uma página,
ela a outra e assim por diante.
15. Brinque de “ouvir e encontrar”. Ler a página de
um livro e pedir para a criança encontrar uma determinada palavra. Se ela
apontar a palavra correta ela marca ponto.
16. Peça que as crianças recontem a história depois
de lê-la.
17. Alie a leitura com outras formas de diversão: se
o livro fala de animais/ida ao zoológico; se o livro fala do Universo/ida ao
planetário ou observar as estrelas no quintal; se o livro é tema de peça
teatral ou filme, assisti-los após a leitura; se o livro faz referência a
sorvete ou sorveteria/fazer ou tomar um sorvete ou picolé. E por aí vai...
18. Leia com eles revistas em quadrinhos.
19. Leia o livro favorito delas, quantas vezes elas
pedirem, mesmo que seja o mesmo livro e você já saiba a história de cor.
20. Tenha você também o hábito de ler, pois a
leitura é um hábito cultural. Seja exemplo.
21. Faça
da leitura parte de sua rotina antes de dormir, todos os dias. Tanto lendo para
eles, quanto para você.
DICA EXTRA: EM ÚLTIMO CASO, UTILIZE CELULARES, TABLETS,
NOTEBOOKS OU COMPUTADORES NA FALTA DE LIVROS, REVISTAS E GIBIS FÍSICOS
DICAS QUE ENVOLVEM
COLOCAR A “MÃO NA MASSA”
1. Etiquete as coisas deles com seus nomes, desde
bem novinhos.
2. Etiquete móveis e objetos e ler para eles os
nomes nas etiquetas.
3. Providencie forminhas de letras para elas
fazerem letras de massinha de modelar ou de massa de biscoito.
4. Providencie material para que elas enfeitem
letras com recortes e colagens.
5. Coloque bilhetinhos pequenos em suas lancheiras.
Exemplo: “Te amo!” ou “Boa aula.”
6. Providencie material para que elas façam seus
próprios livros.
7. Brinque de biblioteca, livraria ou de escolinha.
8. Brinque com famílias de palavras trocando a 1ª
letra. Ex.: BATA, CATA, DATA, GATA, LATA, MATA, NATA, PATA, RATA.
9. Providencie letras táteis (em relevo, feitas com
lixa, feltro, eva gliter ou eva com relevo) para que as crianças explorem e
contornem com os dedos.
10. Providencie alfabeto móvel para que elas montem
palavras.
11. Faça caça-palavras juntos.
12. Brinque de dominó de palavras.
DICAS QUE PRECISAM (só
um pouquinho) DE BOA VONTADE E DISPOSIÇÃO
1. Conte histórias.
2. Cante cantigas infantis.
3. Brinque com letras de emborrachado no banho,
desde pequenos. Use brinquedos de banho para contar histórias.
4. Faça atividades lúdicas com rimas.
5. Cante a música do alfabeto com eles.
6. Ensine o som das letras enfatizando os sons
naquelas palavras que eles ouvem com mais frequência desde bem novinhos.
Exemplo: M de mamãe; P de papai, V de vovó, etc.
7. Leia a correspondência juntos. Vale para
jornais, panfletos e propagandas.
8. Soletre palavras e bata uma palma para cada
sílaba, junto com elas.
9. Brinque de espião com letras e sons da letra.
"Eu vejo algo que começa com a letra/som L. Lê, Lê, de livro!"
10. Converse com seus filhos usando palavras
regulares e não palavras "infantilizadas".
11. Leia poesia para elas.
12. Faça brincadeiras utilizando seus corpos para
aprender o formato das letras.
13. Baixe um aplicativo educacional em seu celular
para, em vez de entregá-lo às crianças para jogar um jogo, elas possam usá-lo
para ler/aprender a ler.
DICAS PARA FAZER FORA DE CASA
(caso seja necessário sair ou para quando a situação da pandemia
normalizar)
1. Leve livros.
2. Jogue jogos do alfabeto em viagens rodoviárias.
3. Aponte letras para que a criança diga o nome. Saia
de casa com uma cartelinha do alfabeto para anotar as letras que a criança
acertar.
4. Na medida do possível, deixe as crianças
escolherem os seus próprios livros, na biblioteca ou livraria.
5. Leve-os à biblioteca, a partir do momento em que
eles já consigam manter sua voz em tom baixo.
6. Participe de programações culturais e eventos
que envolvam livros, como contações de histórias, feira do livro; bem como
frequentar livrarias e bibliotecas.