twitter
rss


CONCEITO E ESTRUTURA DOS CONTOS DE FADAS – PARTE 1

Leitura Deleite:
leitura de um conto de fadas ou de um livro paradidático relacionado à temática

Leitura e oralidade:
- Escrever “CONTOS DE FADAS” no quadro, ler para os alunos e fazer o levantamento dos conhecimentos prévios sobre os contos de fadas: Quem sabe o que são contos de fadas? Quais os contos de fadas que vocês conhecem? O que acontece em um conto de fadas? Como eles começam? Como eles terminam? O que acontece no meio da história? Onde acontecem? Quais são os personagens?
- Apresentar o conceito de conto de fadas: oralmente e por escrito (em cartaz). Ler para as crianças. “Os contos de fadas são histórias de faz de conta que apresentam elementos mágicos e seres fantásticos.”
- Apresentar a estrutura dos contos de fadas: oralmente e por escrito (em cartaz). Ler para as crianças.

  • Começam com “Era uma vez...”
  • Terminam com “...e foram felizes para sempre!”
  • Presença do conflito entre o bem e mal, onde o bem geralmente vence;
  • Presença de elementos fantásticos: bruxa, fadas, magos, gigantes, etc;
  • Presença da realeza: reis, rainhas, príncipes e princesas;
  • Presença de números mágicos (3 e 7);
  • Há vilãos e vilãs: bruxas, gigantes, lobo mal, etc;
  • Há heróis e heroínas: príncipes, princesas, fadas, etc;
  • Há animais que falam;
  • Locais como castelos e florestas;
  • Geralmente ensinam uma lição.
Cartaz: conceito e elementos dos contos de fadas
 
Cartaz: elementos dos contos de fadas
 
 
                                        


 

- Ler a história de Chapeuzinho Vermelho (uma das fábulas mais conhecidas em todos os tempos - segundo http://pt.wikipedia.org/wiki/Capuchinho_Vermelho) na versão dos Irmãos Grimm (mais recente e com final feliz) ou na versão de Charles Perrault (mais antiga e sem final feliz). Eu conto a versão de Grimm no 1º dia para analisarmos a estrutura dos contos de fadas presente na história e, no dia seguinte, conto a versão de Perrault, para fazer o contraponto com as crianças entre as duas histórias e discutir que nem sempre as histórias fictícias ou reais têm um final feliz.

Lendo e compreendendo:

- Fazer análise fonológica e estrutural de palavras: Quantas palavras têm, pintar os espaços entre as palavras, quantidade de letras, quais letras, qual a primeira letra, qual a última letra, quantas vezes abre a boca para falar cada palavra, quantas sílabas, quais sílabas.

- NÃO ALFABÉTICOS: Trabalhar com a palavra: FADA (famílias silábicas do FA e do DA)

- ALFABÉTICOS: Trabalhar com a expressão: CONTOS DE FADAS (famílias silábicas do AN e do AS)


 
Aquisição da Escrita:
- NÃO ALFABÉTICOS: Montar a palavra trabalhada (FADA) com o alfabeto móvel e depois copiar no caderno com giz de cera colorido.
- ALFABÉTICOS: Fazer lista coletiva de palavras com família silábica a partir de CON – cantar, canção, cancela, câncer, candeeiro, cancela, candidato, cento, centavo, centena, centopeia, central, centro, cinto, cinta, cinquenta, cintilante, cintura, cinza, cinzeiro, concha, concreto, concurso, conceito, consoante, conta, contente, conto,  cunha, cunhado, cunhado) e copiar no caderno. A depender no nível poderá pedir para que procurem as palavras no dicionário.

 
Escrevendo do seu jeito:
- NÃO ALFABÉTICOS: Desenhar uma fada e escrever a palavra “fada”.
- ALFABÉTICOS: Ditado de 10 palavras da listagem trabalhada.

-OUTRAS ATIVIDADES PARA NÃO ALFABÉTICOS (PARA CLASSE OU PARA CASA):
 
 
- ATIVIDADE PARA ALFABÉTICOS (PARA CLASSE OU PARA CASA): CLIQUE AQUI E AQUI.











 



 
 
 

 

0 comentários:

Postar um comentário