twitter
rss


LISTA DOS CONTOS DE FADAS – PARTE 1
ANÁLISE ESTRUTURAL E FONOLÓGICA

 
Leitura Deleite:
- leitura de um conto de fadas ou de um livro paradidático relacionado à temática

Leitura e Oralidade:
- Fazer levantamento dos conhecimentos prévios e perguntar aos alunos quais são os contos de fadas que conhecem ou que já ouviram falar. Escrever no quadro e ler com os alunos.

Lendo e compreendendo:
- Fichas com os nomes dos contos de fadas para serem analisados e lidos (no dia seguinte, colar as fichas em um cartaz que ficará exposto na sala, durante todo o projeto). Eu utilizei uma relação com 13 contos (os mais conhecidos) e para o cartaz, uma cartolina guache, sendo que fiz fichas com os nomes dos contos colando-os em cartolina dupla face em cor contrastante (fica melhor para trabalhar com os alunos antes de colar no cartaz). Pode baixar a lista AQUI.

- NÃO-ALFABÉTICOS: as crianças pegam uma ficha e tentam “adivinhar” qual é o nome do conto, depois elas colam um círculo nos espaços entre as palavras (segmentação de palavras). Fazer a análise fonológica e estrutural (coletiva) dos contos com apenas uma palavra: Cinderela, Rapunzel e Pinóquio.

- ALFABÉTICOS: as crianças pegam uma ficha e lêem qual é o nome do conto. Escolhem um título para analisar individualmente: quantas letras tem, qual a letra inicial, qual a letra final, quantas vezes abre a boca pra falar, quantas sílabas tem, quantas palavras tem. A professora anota no quadro as análises feitas e ditadas pelos alunos e faz as intervenções necessárias.
 
Cartaz com fichas dos contos de fadas
 
Varinha de condão feita com palito de churrasco encapado com fita arco-íris e estrela de e.v.a. glitter

Aquisição da Escrita:
- NÃO-ALFABÉTICOS: Escrever os títulos analisados (CINDERELA, RAPUNZEL E PINÓQUIO), contar quantas letras tem, escrever o numeral e pintar a letra inicial.
- ALFABÉTICOS: Escrever a lista do quadro com os nomes dos contos, circular o que tem mais letras e pintar o que tem menos letras.

 
Escrevendo do seu jeito:
- NÃO-ALFABÉTICOS: Escrever o nome CINDERELA no quadro sem apoio visual.
-ALFABÉTICOS: Escrever o nome de um conto no quadro sem apoio visual.
 
     
 

0 comentários:

Postar um comentário