twitter
rss

LISTA DOS CONTOS DE FADAS - PARTE 2

GÊNERO TEXTUAL: LISTA

MATEMÁTICA: FORMAS GEOMÉTRICAS

Leitura Deleite:
leitura de um conto de fadas ou de um livro paradidático relacionado à temática

Leitura e Oralidade: Trabalhar o gênero textual “lista”

- NÃO-ALFABÉTICOS: Mostrar o cartaz com a lista dos contos de fadas (feito no dia anterior) e perguntar porque esse cartaz pode ser considerado uma lista (porque os nomes são escritos um embaixo do outro), ler a lista e fazer comentários ou discussão pertinente.

- ALFABÉTICOS: Mostrar o cartaz com a lista dos contos de fadas (feito no dia anterior) e perguntar porque esse cartaz pode ser considerado uma lista (porque os nomes são escritos um embaixo do outro), ler a lista e fazer comentários ou discussão pertinente.

Lendo e compreendendo:
- Fazer a leitura do cartaz com a lista dos contos de fadas.

- NÃO-ALFABÉTICOS: Pedir que alguma criança localize no cartaz o nome dos seguintes contos de fadas: Branca de Neve, Rapunzel e Pinóquio. Caso a criança tenha dificuldade, ajude-a perguntando com que letra começa. 

- ALFABÉTICOS: Pedir que a criança leia o título do conto apontado.

 Aquisição da Escrita:

- NÃO-ALFABÉTICOS: Entregar lista com os títulos dos contos de fadas para as crianças pintarem os espaços entre as palavras.

- ALFABÉTICOS: Entregar lista com os títulos dos contos de fadas para as crianças pintarem os espaços entre as palavras.

Poderá baixar a lista AQUI.

 Escrevendo do seu jeito:

- NÃO-ALFABÉTICOS: Escolher um conto de fadas da lista, desenhar e colocar o nome sem apoio visual.

- ALFABÉTICOS: Escolher um conto de fadas da lista, desenhar e colocar o nome sem apoio visual.

 

MATEMÁTICA – FORMAS GEOMÉTRICAS PLANAS: QUADRADO, RETÂNGULO, TRIÂNGULO E CÍRCULO

- Apresentação de um cartaz com as formas geométricas (que poderá ficar exposto na sala durante todo o ano) e/ou explicar o formato de cada uma no quadro.

- NÃO ALFABÉTICOS: Montar um castelo colando formas geométricas pré-cortadas em papel (pode ser de revistas ou jornal) seguindo as orientações da professora.
 
Antes da colagem foram trabalhadas as formas geométricas de cada parte do castelo.


Atividade pronta
 


As crianças adoraram a atividade.


-ALFABÉTICOS: Desenhar um castelo utilizando as formas geométricas seguindo as orientações da professora no quadro.
 
Explicando as formas geométricas no quadro.
 
Como desenhar um castelo - retirado da net
 
Fui desenhando o passo a passo no quadro.

Desenhei o passo a passo em uma folha para os alunos terem ideia da proporção.
 
Aluna desenhando

Produção final de aluna

Produções dos alunos: apesar do direcionamento todos os castelos ficaram diferentes.
 OUTRAS ATIVIDADES QUE FIZERAM SUCESSO COM AS CRIANÇAS:
TEM OUTRA ATIVIDADE DESSE TIPO AQUI.

Não termina por aqui! Aguardem mais novidades!
 
 

0 comentários:

Postar um comentário