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SÍLABAS TRAVADAS (DIFICULDADES ORTOGRÁFICAS). ATIVIDADE PARA CASA.


Olá pessoal!
Espero que estejam todas e todos bem! Infelizmente não apareço por aqui com a frequência que eu gostaria. Espero poder mudar isso qualquer dia desses. Por enquanto, esporadicamente vou publicando alguma coisa que estou "aprontando" por aqui! Adoro "aprontar", rs! Hoje, vou mostrar para vocês um material que preparei para trabalhar com os meus alunos do 3º ano, as sílabas que chamo de "travadas", ou seja, as sílabas CCV (consoante + consoante + vogal) sendo a 2ª consoante a letra R. Ou seja: bra, cra, dra, fra, etc. Procurei ajuda no "pai google" (rs) mas, não obtive muito sucesso. De tudo que consegui apurar resolvi montar uma atividade na qual consegui "matar vários coelhos de uma só vez" e que deu bastante resultado.

Comecei trabalhando com a família silábica BRA-BRE-BRI-BRO-BRU. Entreguei a cada criança uma folha com a família silábica em letra de forma, de imprensa e cursiva maiúscula e minúscula e aproximadamente 26 palavras com essas sílabas tanto no início quanto no meio das palavras. Entreguei também uma folha com o modelo de letra cursiva (maiúscula e minúscula) para elas consultarem em caso de dúvida. E a comanda da atividade. Como tenho várias crianças com dificuldades de aprendizagem, antes de explicar a comanda fiz uma pequena revisão falando com eles sobre as letras, as vogais e as consoantes. Sobre as sílabas: que existem sílabas com várias quantidades de letras: 1, 2, 3. 4 e até 5! Que as sílabas de 1 letra eram sempre vogais (acentuadas ou não). Que as sílabas de duas letras (BA, FO, MI, etc) eram bem conhecidas por nós e que iríamos trabalhar com as sílabas de três letras, especificamente aquelas que a letra do meio era a letra R e que eu as chamava de sílabas travadas por conta da "pressão" que fazíamos para pronuncia-las.

Fiz um trabalho de análise fonológica e estrutural com a sílaba BA (e depois as demais sílabas da família silábica) no quadro. Pronunciei com as crianças e depois inseri um R "intrometido" no meio e perguntei a elas como ficaria a pronúncia. Após poucas repetições e algumas intervenções percebi que as crianças compreenderam as diferenças fonológicas e estruturais entre as famílias silábicas sem e com o R no meio da sílaba CV. Depois dessa atividade, as crianças ficaram incumbidas de:
1- lerem as sílabas e as palavras (atividade para estimular a leitura);
2- copiarem as palavras no caderno com letra cursiva atentando para colocar a inicial maiúscula nos nomes próprios e podendo consultar a tabela com o modelo de letra cursiva (atividade para trabalhar letra cursiva e inicial maiúscula);
3- separarem as sílabas das palavras copiadas (atividade para auxiliar na memorização da estrutura das palavras copiadas);
4- estudarem as palavras para fazermos campeonato de forca coletivo e depois ditado das palavras estudadas (a atividade de forca além de lúdica prepara as crianças para o ditado).

Clique na imagem para baixar a folha com as palavras com BRA-BRE-BRI-BRO-BRU.
https://drive.google.com/file/d/0B2bo80H6ka79b21YaENNaWlCekE/view?usp=sharing
Clique na imagem para baixar a folha com o modelo de letra cursiva (garimpado na net).
https://drive.google.com/file/d/0B2bo80H6ka79R3RvdVhIT2F6bWM/view?usp=sharing
Clique na imagem para baixar a folha com  a comanda da atividade para casa.
https://drive.google.com/file/d/0B2bo80H6ka79UmRxNFFsdkR5d2s/view?usp=sharing
Espero que tenham gostado. Caso tenham interesse no material das outras famílias silábicas deixem um recadinho no comentário. Importante: Esse material está livre somente para uso doméstico e em suas próprias salas de aula. Não é permitido o uso comercial do mesmo.

1 comentários:

  1. Adorei tudo! Poste sempre!! Tem me ajudado muito!

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