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CONCEITO E ESTRUTURA DOS CONTOS DE FADAS – PARTE 2
 (REVISÃO DA PARTE 1 + SINGULAR/PLURAL)

Leitura Deleite:
- leitura de um conto de fadas ou de um livro paradidático relacionado à temática

Leitura e Oralidade:
- Revisar o conceito de conto de fadas: oralmente e por escrito (em cartaz). Ler para as crianças. “Os contos de fadas são histórias de faz de conta que apresentam elementos mágicos e seres fantásticos.”
- Revisar a estrutura dos contos de fadas: oralmente e por escrito (em cartaz). Ler para as crianças.

Lendo e compreendendo:
- NÃO ALFABÉTICOS: Destacar a palavra FADAS na expressão “Contos de Fadas” para trabalhar o plural das palavras. Fazer explicação no quadro apresentando a regra geral do plural a partir da palavra FADA. Para as demais palavras distribuir os cartões com as figuras para as crianças dizerem se é singular ou plural antes de colar os mesmos no cartaz. Clique AQUI para baixar o arquivo com as figuras.
                               
 
SINGULAR/PLURAL - REGRA GERAL: Dizemos que uma palavra está no singular quando a mesma faz referência a apenas uma coisa. Exemplo: a fada. Quando temos duas ou mais coisas, usamos as palavras no plural. Exemplo: as fadas. Para formar o plural das palavras, geralmente acrescentarmos o “S”. Dar mais exemplos com outras palavras relacionadas à temática: bruxa-bruxas, castelo-castelos, sapo-sapos, lobo-lobos.
 
- ALFABÉTICOS: Trabalhar com a expressão: CONTOS DE FADAS. Fazer explicação no quadro da regra geral com o cartaz acima e outras formas de fazer o plural com o cartaz abaixo.



OUTRA FORMAS DE FAZER O PLURAL:

- Para as palavras terminadas em “m” o plural é feito com “ns”. Exemplos: bombom = bombons; homem = homens.
- Palavras terminadas em “ão” fazem o plural usando “ãos” ou “ões”. Exemplos: melão = melões; fogão = fogões; mão = mãos; cidadão = cidadãos; avião = aviões; folião = foliões;

- A palavra “mãe”, no plural, recebe o “S” – mães.

- Plural das palavras terminadas em al, el, ol. Exemplos: canal = canais; animal = animais; pastel = pastéis; anel = anéis; anzol = anzóis; caracol = caracóis.

- Existem ainda o plural das palavras terminadas em r, z, ês que é formado acrescentando “es”. Exemplos: amor = amores; cor = cores; luz = luzes; voz = vozes; freguês= fregueses; mês = meses.
 

Aquisição da Escrita:

- NÃO-ALFABÉTICOS: atividade impressa para a criança circular a forma da palavra que está no plural. Observação: trabalhar apenas a regra geral da formação de plural. Clique na atividade para salvar uma cópia.

- ALFABÉTICOS: atividade impressa de figuras com seus respectivos nomes, na forma singular e na forma plural para que a criança pinte apenas as figuras que estão na forma plural. Observação: as figuras contemplam as diversas regras de formação de plural. Clique na atividade para salvar uma cópia.

                           

Escrevendo do seu jeito:

- NÃO-ALFABÉTICOS: atividade impressa para a criança escrever a forma plural da palavra que está no singular e desenhar as figuras em ambas as formas (singular e plural). Utilizar palavras da temática dos contos de fadas (maçã-maçãs/doce-doces/abóbora-abóboras/castelo-castelos). Adaptei uma atividade do blog americano www.rowdyinroom300.blogspot.com. Clique AQUI para salvar a versão que fiz em português.
 

  - ALFABÉTICOS: atividade impressa para escrever as formas singular e plural das figuras.


 
 


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